quinta-feira, 24 de maio de 2012

Descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos


‘Enviai vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra'. (Ps. 103, 30)


Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu- lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem" (At.2, 1-4).

Preparação:

Nosso Senhor havia preparado durante três anos os 12 Apóstolos e os discípulos, para a grande missão de difundir o Evangelho pelo mundo. Imaginemos o maior dos professores, o mais ilustre e mais sábio, que a história possa ter conhecido, não se compararia com Nosso Senhor, pois, Ele além de ser o maior dos mestres, é acima de tudo Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Verbo de Deus encarnado, o Homem-Deus, portanto, é a própria Sabedoria Encarnada.

O Divino Mestre tinha-lhes dado a doutrina, o poder de perdoar os pecados, o poder de fazer milagres, enfim, todos os elementos para começar a desempenhar a missão; mas, tinham medo, pois se sentiam insuficientes (eram apenas 12 em relação ao mundo inteiro), para a grande obra. Tendo medo, esperavam um auxílio especial que havia sido prometido pelo próprio Mestre - ‘Era necessário que Ele fosse para que viesse o Espírito' - Era o Espírito Santo que descendo sobre suas pessoas, daria as forças necessárias para cumprir a sua missão.

Eles estavam recolhidos no Cenáculo em oração, juntos com Maria, a Mãe de Jesus. Eles esperam o Consolador; Aquele que traria os dons e a força necessária para executarem a imensa obra que tinham diante de si.

Sem comentários:

Enviar um comentário