terça-feira, 8 de novembro de 2011

Onde Deus se Esconde


Um dia, quando estavam todos os seus anjos reunidos, Deus desabafou, referindo-se às suas criaturas humanas:
- Eu os criei, dei-lhes tudo que eles precisam para viver, coloquei em cada um inteligência e sensibilidade e, acima de tudo, dei-lhes o livre-arbítrio para que decidissem por si próprios o que fazer de suas vidas.
E prosseguiu:
- Contudo, eles não entendem que eu quero que tenham liberdade de escolha. A sua insegurança é tanta que chamam por mim o tempo todo, querendo que eu lhes diga o que fazer e o que deixar de fazer em suas vidas, sempre me pedindo que eu decida por eles, querendo que eu resolva todos os seus conflitos pessoais e até suas brigas de vizinhos. Se eu tomar a dianteira nisso tudo, eles jamais crescerão!
E mais:
- Como Pai, quero que eles se desenvolvam, que fiquem independentes de mim. Mas ao mesmo tempo, quero ficar perto, pois numa hora dessas a carga poderá ser realmente muito pesada para eles e aí precisarão mesmo da minha intervenção. Preciso encontrar um lugar para me esconder onde eles só me achem depois de procurarem muito e que me permita ao mesmo tempo ficar bem perto deles, observando.
Então um anjo falou:
- Por que o Senhor não vai para o alto do Himalaia; lá é tranqüilo e muito alto, de jeito que o Senhor poderia ver tudo que estivesse ocorrendo com eles, lá em baixo.
- Não, o Himalaia não. Fizeram muitas casas para mim lá e hoje é um dos lugares onde mais me procuram, comentou o Senhor, pouco animado com a idéia do anjo.
Disse outro anjo:
- Acho que o fundo do mar seria um lugar ideal para o que o Senhor está querendo...
- Que idéia a sua!, foi logo dizendo o Senhor, eles me achariam lá num instante! E além disso eu não poderia estar o tempo todo perto deles, como eu quero.
E mais outro anjo deu a sua idéia:
- Tente então ir para a lua. De lá se pode ver tudo que acontece na terra e ninguém o procurará lá, tenho certeza.
- Também já tentei isso e eles rapidamente descobriram o meu paradeiro...
Os anjos prosseguiram dando idéias de lugares onde Deus poderia se esconder dos homens e um a um ele os descartou a todos. Até que Ele próprio, teve um estalo e disse:
- Ei, esperem! Acho que descobri o lugar perfeito onde me esconder. Eles nunca me acharão lá, porque nunca se lembrarão de procurar ali. Vou me esconder dentro de cada pessoa, no coração de cada um deles. Lá, eles dificilmente me encontrarão, exceto aqueles que já me encontraram...
Lá eu poderei acompanhá-los o tempo todo, estimulando-os a irem adiante quando sentirem dúvida. E todos que me encontrarem reconhecerão facilmente a minha presença na presença do outro.
E assim foi.


Autor desconhecido

Sem comentários:

Enviar um comentário