terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Deus não gosta de mentiras...


O que Deus diz aos mentirosos:

Salmos 101,7: "O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere MENTIRAS não estará firme perante os meus olhos."

Provérbios 20,17: "Suave é ao homem o pão da MENTIRA, mas depois a sua boca se enche de pedrinhas."

João 8,44: "Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e PAI DA MENTIRA."

João 14,6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

sábado, 28 de janeiro de 2012

A VERDADEIRA AMIZADE


 
5 Boca doce granjeia muitos amigos
e lábios afáveis atraem saudações.

6 Sejam muitos os teus amigos,
mas o teu confidente um só entre mil.

7 Queres ter um amigo? Adquire-o com a prova
e não te apresses em confiar nele;

8 porque há amigo que se vai com o tempo,
e no dia da tribulação não é constante.

9 Há amigo que se torna inimigo,
e descobrirá, para tua vergonha, querelas.

10 Há amigo que só o é para a mesa,
e que nos dias da desgraça desaparece;

11 na tua prosperidade é como se fosse outro tu,
na tua desventura afasta-se de ti;

12 se te colhe o infortúnio, volta-se contra ti,
e oculta-se da tua presença.

13 Permanece afastado de teus inimigos,
e com os teus amigos tem cuidado.

14 Um amigo fiel é um refúgio poderoso,
e quem o encontra, achou um tesouro.

15 Amigo leal não tem preço,
e nada se iguala ao seu valor.

16 Bálsamo vital é o amigo fiel;
os que temem a Deus o encontram.

17 O que teme a Deus é constante na sua 
amizade
porque qual é ele, tal é também o seu amigo.
ECLESIÁSTICO, 6,5-17

sábado, 21 de janeiro de 2012

FALAR COM DEUS...


A oração é abrir o coração a Deus como a um amigo. Não que seja necessário para que Deus saiba o que somos, mas a fim de nos capacitar a recebê-LO. A oração não nos traz  Deus do alto até nós, mas eleva-nos até Ele.
Quando Jesus esteve na Terra, Ele ensinou os Seus discípulos a orar. Ele instruiu-os a apresentar as suas necessidades diárias diante de Deus, e a lançar sobre Ele todos os seus cuidados. E a certeza que Ele lhes deu, de que as suas orações seriam ouvidas, é uma certeza também para nós.
O próprio Jesus, enquanto viveu entre os homens, estava frequentemente em oração. O nosso Salvador identificou-Se com nossas necessidades e fraquezas, pois tornou-Se um suplicante, pedindo ao Seu Pai novas provisões de força, para que pudesse sair fortalecido para o dever e as provas. Ele é o nosso exemplo em todas as coisas. A Sua humanidade fez da oração uma necessidade e um privilégio. Ele encontrou conforto e alegria na comunhão com o Seu Pai. E se o Salvador dos homens, o Filho de Deus, sentiu necessidade de orar, quanto mais não deviam os seres mortais, fracos e pecadores, sentir a necessidade de oração fervorosa e constante.

domingo, 15 de janeiro de 2012

SENHOR DA VITÓRIA

Quando tudo se desmorona nos nossos projetos humanos, nos nossos apoios terrestres; quando dos sonhos mais belos nada mais resta do que a desilusão; quando os nossos melhores esforços e a vontade mais firme não alcançam o seu objetivo; quando a sinceridade e o ardor do amor nada conseguem, e o fracasso está à vista, desolador e cruel, arruinando as nossas mais queridas esperanças, Tu permaneces, Senhor, inabalável e forte, como nosso amigo omnipotente.

Os Teus desígnios continuam intactos; nada pode impedir que a Tua vontade se cumpra.
Os Teus sonhos são mais belos que os nossos, e Tu os realizas.

Convertes os fracassos num triunfo maior; nunca és vencido.
Tu, que, do puro nada,fazes surgir o ser e a vida, tomas a nossa impotência nas Tuas mãos criadoras, com infinito amor, e ela produz frutos, obra Tua, melhores que os dos nossos desejos.

Em Ti, a nossa esperança está salva do desastre, será cumprida em plenitude.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

TODOS NÓS NOS EQUIVOCAMOS...

Todos nós, muitas vezes, nos equivocamos diante da vida e de nossas atitudes.

O que julgamos ser óbvio
Quase nunca o é em verdade.
O que julgamos ser verdade.
Quase nunca o é em absoluto.
O que julgamos ser absoluto.
Quase nunca o é para sempre.
O que julgamos ser para sempre.
Quase nunca vai além do amanhã.
O que julgamos ser até amanhã.
Quase nunca chega até amanhã.
Quase nunca chega até lá de facto.
Quando julgamos, quase sempre o fazemos com nossos sentimentos e sem ter o conhecimento de todo o contexto, nos falta compreender o que seja a transitoriedade da vida, por isso, na grande maioria das vezes erramos...

Ainda num espírito de crescimento e desejo de acertar, esperamos atingir a santidade, meta desejada por Deus para cada um de nós.

Padre Daniel
2009

domingo, 8 de janeiro de 2012

DEUS NOS TOMA PELA MÃO...


«E, tomando a mão da menina, disse-lhe: "Talita cumi " , que significa: " Menina, ordeno-te, levanta-te". E logo a menina se levantou, e andava...» (Mc 5,41-42)

Meus amigos, fomos habituados a pensar que os milagres acontecem somente fora da Igreja; ou que para o milagre acontecer, tenho que fazer penitência...e muita penitência. Por vezes subjugamos a vontade de Deus aos nossos esforços físicos. Ponho-me a meditar na citação acima e revejo a maravilhosa acção de Deus que, mediante a fé e o espanto de centenas de pessoas, sem nada temer, socorre aquela criança: "EU TE ORDENO" , disse  Jesus à pobre menina, que já não tinha mais razão de viver.
Sim, caríssimos, a acção milagrosa de Jesus dá-se por vontade dEle..."Eu te digo: levanta-te e anda"; "Eu te digo cura-te"; " Eu te digo..."Hoje o Senhor continua dizendo: "EU TE DIGO". É uma ordem de Jesus. É uma ordem a que nos levantemos, a que deixemos de lado tudo o que nos mantém no chão da nossa fraqueza, no chão das nossas dores e derrotas, no chão da nossa tristeza e sofrimento. Claro que para isso é preciso deixar que Deus nos tome pela mão, nos conduza e nos diga: "EU TE DIGO: LEVANTA-TE!" Não podemos perder a certeza que os Seus olhos continuam fixos em nós.

" Sei que os Teus olhos,
Sempre atentos, permanecem em mim,
E que os Teus ouvidos
Estão sensíveis para ouvir o meu clamor!
És DEUS de perto e não de longe!
Nunca mudaste, Tu és fiel!
DEUS de Aliança, DEUS de promessas,
DEUS que não é homem para mentir!
Tudo pode passar, tudo pode mudar, 
Mas Tua Palavra vai-se cumprir!
Posso enfrentar o que for,
Eu sei quem luta por mim!
Seus planos não podem ser frustrados.
Minha esperança está em Suas mãos. 
Meus olhos verão o impossível!"

Padre Daniel  

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

NÃO É FÁCIL...

Cruz

Não é fácil confessarmos a nós mesmos que "não queremos" fazer isto ou aquilo. É muito mais fácil procurar uma desculpa que nos exima dos compromissos dos nossos deveres. A desculpa mais fácil é dizer "não posso", e com esta desculpa já ficamos tranquilos. Mas, no íntimo, sabemos muito bem que não é verdade não podermos e, por isso, procuramos acalmar-nos, dizendo para nós próprios que "não sabemos como fazer". E como esta segunda desculpa também não é suficiente para ficarmos com a consciência tranquila, começamos a encarar a hipótese de pôr mãos à obra, com um tímido "creio que não posso". Por fim, só temos os três últimos trechos de caminho, antes de chegarmos à realização da obra: "posso, quero, faço". Acredita-me: se fizesses tudo o que podes, tu próprio te admirarias do que podes. Mas agora deixo-te com a minha pergunta: se podes muito mais do que aquilo que fazes, não estarás obrigado a fazê-lo?

Se  Cristo conta contigo, podes defraudá-lo? Não esqueças que o único caminho santo que há, é a vontade de Deus. Quando Paulo, pela acção do Espírito Santo, caíu do cavalo, pergunta: "Que hei-de fazer, Senhor?" (Actos, 22, 10). Aproxima-te hoje mesmo do sacrário, interroga-O e escuta o que Ele te responde.

Não sei o que a minha vida pode valer, mas a Cristo a quero entregar; sei que o Seu amor me vai receber e em Suas mãos a venho deixar.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A EXISTÊNCIA DE DEUS...


Há pessoas que duvidam da existência de Deus ou, mais simplesmente a negam. Talvez as tentemos convencer de que Deus existe, e talvez não o consigamos. Porque não o conseguimos? Porque de facto Deus não existe ou porque não sabemos demonstrar a sua existência? É preciso dizer ao mundo que Deus existe, mas não tanto com argumentos como com obras. É preciso apresentar um Deus vivo e vivificante, ou seja, tal como Ele é. Em tudo quanto tocamos, ponhamos a marca de Deus; em tudo o que dissermos, deixemos transparecer Deus; em tudo quanto fizermos, vivamos Deus. Bem depressa os outros verão esses sinais de Deus, ouvirão a voz de Deus, sentirão a presença de Deus. E já não serão precisos argumentos; assim como a criança não precisa de argumentos para amar a mãe, também o homem não precisa deles nem para crer em Deus nem para o amar.