quarta-feira, 31 de agosto de 2011

AS VOCAÇÕES...


Vocação é o chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.
Nesse chamado e na pertença à Igreja, vamos descobrindo para onde somos levados, na certeza de que Cristo é o Centro de todas as pastorais. É Ele quem nos dá as vocações, através do Espírito Santo.
Por isso: a Igreja são todos os cristãos, que foram chamados e tem a vocação, sendo a cabeça da Igreja o próprio Cristo.
Desta forma, se pudéssemos escrever no centro de um coração o nosso desejo maior, certamente colocaríamos muitas coisas, porem cada um de nós tem uma vocação, vocação para o matrimónio, vocação para leigo, vocação para o sacerdócio, assim por diante. Tudo gira em torno de Cristo que é nosso maior e único objectivo.
Assim, a vocação não é para alguma pessoa específica (padres, freiras, diáconos etc…) e sim para todos, que somos chamados. Cada um de nós tem uma missão e essa tem que ser vocacionada. O primeiro chamado de Deus é pela nossa vida.
Deus nos chama para a vida de santidade. Ele nos quer felizes e santos, com a dignidade humana. 
Ele nos chama para realizarmos as obras que Ele (Deus) quer e reservou para cada um de nós, porém, Deus nos dá a liberdade de até dizermos não ao seu chamado.
O chamado está ligado às dimensões, e dimensão específica.
Dimensão humana: Cada um de nós recebe o dom da vida gradativamente. De que maneira eu conduzo o meu caminhar?
Dimensão cristã: Como cristão baptizado ou catecúmeno o meu objectivo final é estar com todos os sentidos voltados para Jesus Cristo, seguindo os seus ensinamentos e a sua doutrina, colocando tudo em prática. Como cristão temos que pegar a nossa cruz e segui-Lo.
Dimensão específica: de que forma eu tenho o meu compromisso com Deus? Como leigo sem consagração a uma instituição religiosa como a grande parte da Igreja, somos a maior parte dessa instituição na qual Jesus Cristo é a cabeça. O matrimónio é a grande vocação dos leigos, que é importantíssimo para a formação da Igreja através da célula da família, que é a base da formação cristã.
Muitos de nós como leigos temos a nossa missão em evangelizar outras pessoas, que pode ser nosso vizinho do lado, ou em uma cidade distante ou até mesmo em outro país… Só não podemos abandonar a missão. Se recebemos de Jesus Cristo, temos que abraçá-la e colocá-la em prática (toma sua cruz e siga-me).
Todos nós temos a responsabilidade de levar Jesus Cristo não só pela palavra, mas principalmente pelo exemplo

  

Sem comentários:

Enviar um comentário