sexta-feira, 10 de junho de 2011

Quando desceu o Espírito Santo sobre os Apóstolos?


Não foi durante a vida de Jesus; porque, quando Ele morreu, apenas deixou um grupo de homens amedrontados e escondidos, incapazes de contar a ninguém uma só palavra do que tinha acontecido. Também não foi quando Jesus  ressuscitou; porque, embora se tivesse “manifestado” vivo várias vezes aos seus discípulos, estes continuaram assustados, tristes e fechados numa sala.
Quando nasceu, então, o cristianismo? No dia em que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus. A partir desse momento, aquele pequeno grupo de homens sofreu uma tão forte mudança, que, abandonando o seu medo, o seu silêncio e o seu isolamento, lançaram-se ao mundo a pregar o Evangelho. Nesse dia nasceu a Igreja.

E quando desceu o Espírito Santo sobre os discípulos. O Espírito Santo desceu no dia do Pentecostes, ou seja, cinquenta dias depois da ressurreição de Jesus (a palavra “pentékonta”, em grego, significa “cinquenta”). É o que diz o livro dos Actos dos Apóstolos, escrito por Lucas:
 Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, ressoou, vindo do céu, um    som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam.
Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem.»
 (Act 2,1-4)
 A Igreja todos os anos celebra este acontecimento cinquenta dias depois da Páscoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário