quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

8 DE DEZEMBRO DIA DA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

          

























  PADROEIRA DE PORTUGAL      
    
Séculos antes de a Igreja Católica proclamar o dogma da Imaculada Conceição de Maria, o povo reconhecia a pureza da Mãe de Deus, concebida sem a mancha do pecado original, e celebrava sua festa a 8 de dezembro.

Segundo a tradição Nossa Senhora apareceu a várias pessoas confirmando a sua Conceição Imaculada e, após a proclamação do dogma pelo santo Padre Pio IX, Maria Santíssima deu-se a conhecer em Lourdes a Bernadette Soubirous dizendo: – “Eu sou a Imaculada Conceição”.
Em Portugal, Nossa Senhora da Conceição possuía grande número de devotos quando seu culto foi oficializado por D. João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança, que fora aclamado a 1º de dezembro de 1640, data em que se iniciava a oitava da festa da Imaculada Conceição. Seis anos depois, com a aprovação das Cortes de Lisboa, ele dedicou à Virgem Imaculada o reino português. Em todo o território lusitano, assim como em suas colônias, a festa da Imaculada Conceição de Maria tornou-se oficial e obrigatória.


Característica
s: Nossa Senhora, sobre o globo terrestre, esmaga com os pés uma cobra, símbolo do pecado original. Ela está de mãos juntas em atitude de oração e tem os cabelos longos caídos sobre os ombros. Usa uma túnica branca e um manto azul, e muitas vezes se apresenta com uma coroa real. Sob seus pés aparece geralmente um crescente de lua sendo que às vezes a Senhora pisa sobre ele e a cobra envolve a terra. Em algumas imagens, sob os pés da Virgem surgem cabeças de anjos.
A lua que aparece quase sempre sob os pés da Senhora da Conceição simboliza a substância passiva, que guarda em seu seio os raios do Sol. Por esse motivo é também o símbolo da Maria, que guardou em seu seio Jesus, o Deus Encarnado, a Luz Divina.

Sem comentários:

Enviar um comentário