sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FELIZ ANO NOVO!

 
 Se a vida fosse um conto de fadas, eu faria um pedido ao gênio da lâmpada para todos vocês... Mas a vida é real e isso é ainda melhor, porque não vou precisar de uma lâmpada mágica para pedir ao Pai do Céu aquilo que meu coração deseja para os meus amigos. E um pedido, um único pedido eu vou fazer. É verdade, a idéia talvez seja original, mas não é minha, infelizmente. Copiei essa idéia de um rei.
Peço a Deus que no próximo ano dê a cada um de vocês: Sabedoria! Adquirindo sabedoria, vocês automaticamente receberão todas as outras coisas. Desejo, então que sejam sábios para: - se vestirem com a beleza dos lírios dos campos;
- possuírem o suficiente para que sejam cobertas todas as vossas necessidades, mas não o bastante para que pensem que não precisem de ninguém;
- guardarem a fé mesmo nas provações;
- em dificuldades, nunca pensarem que é o fim do caminho;
- na felicidade, nunca se esquecerem de agradecer;
- no amor, que sejam voluntários;
- na dor, que sejam solidários;
- em tempos de guerra, que a Paz possa reinar interiormente;
- na amizade serem grandes e verdadeiros;
- que vossas mãos sejam suficientemente quentes para, segurando a mão do próximo, aquecerem o mundo numa grande corrente de amor;
- nunca pensarem que a felicidade é utopia;
- nunca desacreditarem que o amor vence barreiras;
- nunca se esquecerem de que temos um Pai que jamais vai nos abandonar;
- e que essa sabedoria possa estar presente cada minuto pelo resto, não do ano, mas da vida inteira de cada um!
Faço aqui um brinde a todos vocês!
Tenham um sábio Ano Novo!
 Letícia Thompson

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A Nossa relação com Deus...



O Advento é um tempo de preparação, de alegria e de esperança na vinda do Senhor. Somos convidados a preparar-nos interiormente, através da oração mais profunda e atenta, numa abertura de coração que nos incentiva a deixar caminhos tortuosos e a procurar aqueles que nos levam à compreensão, ao amor, à fraternidade e à paz. Assim aguardamos, com mais interioridade, a vinda do nosso Deus que é amor e chega até nós, feito menino, num coração de criança.


Maria, Nossa Senhora e João Baptista são duas grandes figuras que se apresentam como modelos de Fé Esperança e Confiança, e nos podem ajudar a preparar o coração, numa atitude de alerta constante e atenção permanente nesta espera da vinda do Salvador. Eles souberam escutar, acolher e transmitir, com a vida, a Palavra de Deus. Nós somos convidados a fazer como eles. Temos uma boa proposta de oração, “Lectio Divina”. É uma expressão latina que pode ser traduzida como “leitura divina”, “leitura espiritual”, ou ainda como “leitura orante da bíblia”. Na Sagrada Escritura encontramos Deus presente que nos interpela; encontramos o sublime e o transcendente de mãos dadas com a simplicidade comunicativa de um Deus próximo e familiar. Levemos Deus a passear pelos caminhos da nossa vida, de modo a encontrar Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus, pois a natureza é um livro aberto, uma exposição grandiosa e variada das obras de Deus que devemos rezar.


É um alimento necessário para a nossa vida espiritual, tornando-se Palavra viva, presença de Cristo, sinal eficaz da comunhão de uns com os outros, que é também “comunhão com o Pai e com o seu Filho Jesus. Edifica-se, assim, a comunhão divino-humana, na qual se manifesta o Mistério da Igreja, através da aceitação da Palavra, o Espírito de Deus congrega-nos na unidade, de acordo com o dom pessoal de Cristo a cada um.


A oração-relação com o nosso Deus-amigo para todas as ocasiões é como uma árvore. Quanto mais profundas são as raízes, maior altura pode alcançar e produzir melhores frutos. A nossa oração de intimidade, conversa entre amigos, precisa de ter raízes fundas no campo da vida para crescer bem alto até Deus. Assim, de modo algum a vida será um obstáculo à oração, uma distração que nos estorva o acesso à intimidade com Deus. Pelo contrário, a vida concreta é a ponte que nos transporta à outra margem onde nos encontramos com Deus. Ela deve ser uma escada ou trampolim que nos faz subir até Ele. Não há situação alguma da nossa vida que não possa ser rezada em clima de amizade e de à vontade filial com o Pai. Este contacto com Deus não pode deixar de ser altamente contagioso de paz, serenidade e confiança que nos leva a dizer:

Bendito seja o Senhor dia após dia. Ele toma cuidado de nós: é o nosso Deus Salvador. Bendito seja o Senhor que não rejeita a nossa oração, nem retira de nós o Seu amor.