sábado, 30 de março de 2013

O SILÊNCIO...




"O silêncio, quando muito prolongado, se torna eterno".

 Sábado de silêncio. Jesus encontra-se morto. Aquele homem que esteve em nosso convívio foi levado a uma morte humilhante. Aquele homem que se fez amigo morreu numa cruz sendo comparado a homens criminosos de nossa cidade. Aquele homem alegre e cheio de poder não está mais entre nós. Bate uma tristeza em nosso peito. Ele não está mais entre nós. Por que isso? Por que Ele se foi? Não está mais entre nós... E eu poderia ter amado mais e acolhido o seu poder com fé. Passa-se um dia e o silêncio permanece. Passa-se dois e o mesmo silêncio. Perde-se a esperança com um silêncio prolongado. Perde-se a descrença. O que pensávamos começa a cair por terra. E aqueles dias de confiança e de sorrisos? Com o silêncio, tudo é comparado a um vazio. Tudo é comparado a um nada. Nada valeu! É que o silêncio também comunica, já nos dizia Bento XVI na última mensagem para o dia mundial das comunicações. Ou o silêncio pode comunicar um grande amor. Mas...a ausência desse homem importante se torna o silêncio interpretado pelo nada. Este é o sentimento de quem é humano.

E aqui se vai a sensação de quem tem fé:

 - Esperar que um dia a vitória chegará.

 Reflitamos, neste dia, em todas as vezes em que o nosso silêncio foi julgado por indiferença e omissão. Um silêncio que mata! Um silêncio que crucifica Jesus numa cruz...e não, percebemos isso.

Felipe Almeida

segunda-feira, 25 de março de 2013

SEMANA SANTA...

A Igreja iniciou, neste domingo, a Semana Santa, a mais importante do ano, quando celebra de maneira especial os mistérios da morte e ressurreição de Jesus. É um tempo privilegiado de graça que Deus nos concede, convidando-nos a refletir sobre a vida e a missão de Jesus, sobre seu sacrifício redentor, a fim de que realizemos uma verdadeira conversão, confrontando nossa vida com os ensinamentos do Divino Mestre.
A Semana Santa se inicia com o Domingo de Ramos, quando recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O povo simples recebe Jesus com entusiasmo, agitando ramos, aclamando-o como “bendito aquele que vem em nome Senhor”. (Mc 11,9) Apesar de tanta festa, o Salvador está chegando a Jerusalém para morrer na cruz, completar sua missão.
E muitos que, nesse dia, saudavam festivos a Jesus, dias depois irão pedir sua condenação.
 É o contraste que marca nossa condição humana.

 

domingo, 24 de março de 2013

DOMINGO DE RAMOS...





A entrada Triunfal, de Jesus em Jerusalém

A Semana Santa começa no domingo chamado de Ramos porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia.

 

Domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciar a nós mesmos, morrer na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor. Ele nos arranca das comodidades, das facilidades, para nos colocar diante Daquele que veio ao mundo para salvar este mundo.

 

terça-feira, 19 de março de 2013

SR. PADRE DANIEL... PARABÉNS PELOS SEUS 15 ANOS DE SACERDÓCIO




Sei que muitas emoções devem ser revividas hoje, pelo seu coração de sacerdote, que entregou sua vida de forma definitiva ao serviço Divino.

A Ordenação Sacerdotal é um momento marcante e significativo para a Igreja, pois reafirma a aliança de Deus com a humanidade.

Não estamos sós. Cristo caminha conosco pela intercessão das mãos consagradas do Padre, que em cada celebração Eucarística o coloca vivo entre nós; pleno de misericórdia, perdão e amor.

Assim, Padre Daniel, é inestimável o valor de um sacerdote!

Quero parabenizá-lo pelo seu 15-º aniversário de Ordenação Sacerdotal.

Que Deus possa abençoar a cada dia sua Jornada Missionária concedendo-lhe perseverança, saúde e muita paz.

Que o Espírito Santo o ilumine sempre, para que possa conduzir com sabedoria, firmeza e fé, o Povo de Deus que lhe foi confiado.

Elevo a Deus uma prece de gratidão por me permitir conviver e crescer na fé, tendo o senhor PADRE DANIEL como meu sacerdote.

Parabéns!










segunda-feira, 18 de março de 2013


Oremos todos os dias, a oração que Santa Teresinha rezou muitas vezes, suplicando ao bom Deus pela santificação dos sacerdotes.


"Jesus, Sacerdote Eterno, guardai os vossos sacerdotes no vosso Sagrado Coração, onde nada de mal lhes possa acontecer.

Conservai imaculadas as suas mãos ungidas, que tocam todos os dias o vosso Sagrado Corpo.

Conservai imaculados os seus lábios, diariamente tingidos com o vosso Preciosíssimo Sangue.

Conservai os seus corações, que selastes com o sublime Sacramento da Ordem puros e livres de todo o terreno.

Que o vosso amor os proteja e os preserve do contágio do mundo. Abençoai os seus trabalhos apostólicos com abundantes frutos.

Fazei que as almas confiadas aos seus cuidados e direção sejam a sua alegria na terra e formem no céu a sua gloriosa e imperecível coroa. Amém!".

sexta-feira, 1 de março de 2013

A MENSAGEM DA CRUZ


O que significa a cruz de Cristo para você? Você compreende realmente a mensagem da cruz? Ela ocupa seu pensamento em alguma parte de seu dia? Este é o grande assunto da sua vida? O tema de hoje é: “A MENSAGEM DA CRUZ”.
 
A sombra da cruz estendeu-se do Éden perdido ao Calvário. Ela era vista nos cordeiros imolados da era patriarcal e nos serviços do santuário hebreu. O sacrifícios de animais apontavam para a cruz. A cruz do Calvário, a Cruz de Cristo.

Muito cedo, em Sua vida, Jesus entendeu que aqueles sacrifícios simbolizavam a Sua morte. Durante o Seu breve ministério de três anos e meio, Jesus revelou aos discípulos que deveria padecer e ser morto.

Toda a obra que Cristo fez, ensinando e curando, Ele fez com a consciência de que viera ao mundo, para o supremo fim de morrer pela humanidade.

Chegou por fim a grande hora. Jesus se dirige para Jerusalém, come a páscoa com os Seus discípulos, institui a Santa Ceia, discorre sobre importantes temas e então, com alguns discípulos, entra no horto do Getsêmani.

Naquele tranquilo retiro Ele contemplaria o preço a ser pago pela redenção do homem. Ao considerar o sacrifício pelo qual teria que passar, a Sua humanidade como que recua diante de tremenda prova.

A Bíblia declara que três vezes Jesus rogou : “Meu Pai: Se possível passe de mim este cálice!” Mateus 26, 36-46. O Salvador sofre intensamente. A agonia que domina e faz o Seu suor se tornar “como gotas de sangue”. (Lucas 22,44).

Alí mesmo no jardim Jesus é preso e levado aos dirigentes religiosos, que numa farsa de julgamento, O condenam à morte. O procurador romano ratifica a sentença. Então Ele é conduzido ao Calvário, pregado numa cruz e levantado entre salteadores.

Que quadro impressionante! O inocente Filho de Deus sofrendo num madeiro, entre criminosos comuns! A própria natureza simpatiza com o seu Autor: o Sol se recusa a brilhar e densas trevas cobrem a região; a terra treme e as rochas se fendem.

No auge do Seu sofrimento o Salvador exclama: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? ” Mateus 27,46. Esse brado de Jesus vem de sentir-se abandonado por Deus. A luz da presença do Pai fora dEle retirada.

Durante aquelas negras horas, na cruz, Jesus se fizera pecado. A Bíblia diz: “Àquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós.” II Coríntios 5,21. Jesus assumia a culpa do mundo - os pecados de toda a humanidade em todos os tempos, incluindo os teus pecados e os meus pecados também.

A Bíblia declara: “O Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos.” Isaías 53,6. E em I Pedro 2,24 nós lemos: “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro os nossos pecados, para que nós mortos aos pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados”.

O pecado é a rebelião contra o Céu e traz em si a separação de Deus. Assumindo o pecado do homem, Jesus sofreu o que o homem teria que sofrer por ter pecado, ser abandonado por Deus.

Esta é a mais tremenda experiência em que pode sobrevir a um ser humano. O afastamento da presença de Deus. A consciência de separação do Pai, e o senso do abandono, envolveram Jesus em densas trevas e produziram nEle angústia tal que jamais será plenamente compreendida pelo homem. Essa dor moral em muito excedia o Seu sofrimento físico, e provocou a morte de Jesus em poucas horas. Ele morreu de coração quebrantado.

E isso Ele fez voluntariamente. Não porque os líderes religiosos quisessem. Não porque O forçaram. Quando Pedro usou a espada para defendê-Lo, no Getsêmani, Jesus o repreendeu, com as palavras: “Acaso pensas que não poderia rogar ao meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos? ” Mateus 26,53.

Poderosos anjos de Deus - milhares deles - estariam ao Seu lado para o defender, se o quisesse. Mas, por Sua livre escolha, Jesus Se deixou prender, e amarrar e maltratar; deixou-Se pregar à cruz, na qual morreu pelo pecador.

Foi por amor que Jesus tudo sofreu. O amor de Jesus transcende o nosso entendimento. Nós amamos os que nos amam. Ele amou seus inimigos. Em Romanos 5,8 nos é dito: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores.”

A cruz de Cristo não é só o instrumento de Deus para a expiação do pecado. Nela, Jesus de fato pagou a pena dos nossos pecados.

E se aceitarmos o que Ele fez, se O aceitarmos como Salvador pessoal, Deus considera expiada a nossa culpa; e nos perdoa e nos salva.

Mas, a cruz é mais que isto. Ela é o supremo argumento de Deus para que confiemos nEle e para que voltemos a Ele. Pois é o monumento do amor - do amor divino.

Toda história sagrada é a história do amor de Deus para com Seus filhos. Mas, na cruz esse amor se sublima. O Calvário foi em nosso benefício. A morte de Jesus não deve ser encarada como um mero acontecimento histórico, para ser conservado nos livros e lembrado uma vez por ano.
 
Sua morte deve ser comemorada cada dia, pelos que amam o Salvador.
Naquele dia escuro, Jesus expiou a culpa de todos os nossos pecados e abriu a porta do Céu, para você e para mim.
 
Se você fosse o único habitante da terra, Jesus morreria, faria tal sacrifício de amor, mesmo que fosse somente por você.
 
Eu desejo convidar você agora para entregar a Jesus a sua vida, como um gesto de amor.
 
Dê, a Cristo hoje, o seu coração. E Ele verá que o Seu sacrifício não foi em vão. Este é o verdadeiro significado da Cruz do Calvário. É a mensagem da cruz alcançando os corações.

Jesus está esperando por você...

Pe. Neumoel Stina