quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Quaresma caminho para a Páscoa



.A grande meta da quaresma é a Páscoa - festa central do cristianismo, ponto alto do ano litúrgico. Neste tempo assumimos percorrer com Jesus, o caminho da provação e da cruz e vamos recebendo a força e a alegria do seu Espírito para proclamarmos a vitória da vida, enquanto lutamos contra todas as forças de violência, de injustiça e morte que, dolorosamente persistem no mundo. Cada celebração, deve ser uma forte experiência desta caminhada pascal, para que possamos fazer de nossa vida uma páscoa contínua.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

QUARTA FEIRA DE CINZAS...



Com a imposição das cinzas, se inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: " matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
A sugestiva cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.

Sinônimo de "conversão", é assim mesmo a palavra "penitência" …
Penitência como mudança de mentalidade.
  Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A CARIDADE...


FRASES E TEXTOS PARA CARIDADE 267x300
Uma acto de caridade representa muita coisa para quem está sendo ajudado, pois é uma forma de demonstrarmos compaixão e amor pelo próximo que em momentos difíceis necessita de uma ajuda, essa caridade geralmente ocorre sem nenhum desejo de recompensa, porém ainda podemos encontrar pessoas que praticam a acção da caridade com uma vontade de serem reconhecidos e bem vistos pela sociedade, ou por quererem salvação de Deus.
A caridade é vista com bons olhos por muitos, principalmente para aqueles que estão sendo ajudados, um acto que deveria ser repetido todos os dias, não apenas no Natal, ano novo ou quando ocorre uma tragédia, mas quando vemos alguém a dormir na rua, passar fome, frio, um acto simples e que pode mudar o pensamento de muitas pessoas na sociedade. Vemos pessoas com uma vida tão boa, estável, tendo do bom e do melhor, porém não ajuda o próximo, mas o que adianta termos de tudo e vermos pessoas que não possuem nada? São pequenos actos de caridade que pode nos fazer sentir uma pessoa mais humana, mais solidária e até mesmo mais feliz.
O ser humano vive baseado em ciclos como por exemplo, nasce, cresce e morre, ajuda e é ajudado e assim sucessivamente, deveríamos pensar que tudo que vem volta, como muitos dizem o mundo sempre dá muitas voltas e quem sabe um dia não estamos necessitados de um apoio, de uma ajuda ou até mesmo de uma caridade, por isso seria essencial que deixássemos o orgulho de lado e passássemos a ter uma vida mais humanitária, ajudando aqueles que precisam ser ajudados, sem pensamento de recompensa e nem reconhecimento.


4A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; 5não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; 6não se alegra com a iniquidade, mas se regozija com a verdade. 7Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo.
13Atualmente, permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade.

1ºCoríntios 12, 4-13