quarta-feira, 30 de maio de 2012

Santíssima Trindade



As três pessoas da Santíssima Trindade é um só Deus em Três Pessoas distintas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade. Apesar disso, através da história, a Igreja tem observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra. A Criação do mundo é mais apropriada ao Pai, a redenção ao Filho e a Santificação, ao Espírito Santo. Nenhuma das Três pessoas Trinitárias exerce mais ou menos poder sobre as outras. Cada uma delas tem toda a divindade, todo poder e toda a sabedoria. E justamente, nesta breve dissertação, constatamos a profundidade do mistério da Santíssima Trindade, ante a complexidade em assimilar a magnitude de Três pessoas distintas formando um só Deus. Trata-se, portanto, de um grande mistério, central da fé cristã. As Escrituras são claras a respeito da Santíssima Tindade, desde o antigo, até o novo Testamento.
A festa da Santíssima Trindade é um dos dias mais importantes do ano litúrgico. Nós, como cristãos a celebramos convictos pelos ensinamentos da Igreja, que possui a plenitude das verdades reveladas por Cristo. É dogma de fé estabelecido, a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. É um mistério de difícil interpretação, impossível, de ser assimilado pelas limitações humanas.
Há séculos a Santa Igreja ensina o mistério de Três Pessoas em um só Deus, baseada nas claras e explícitas citações bíblicas. Mas desaconselha a investigação no sentido de decifrar tão grande mistério, dada a complexidade natural que avança e se eleva para as coisas sobrenaturais.
Santo Agostinho de Hipona, grande teólogo e doutor da Igreja, tentou exaustivamente compreender este inefável mistério. Certa vez, passeava ele pela praia, completamente compenetrado, pediu a Deus luz para que pudesse desvendar o enigma. Até que deparou-se com uma criança brincando na areia. Fazia ela um trajeto curto, mas repetitivo. Corria com um copo na mão até um pequeno buraco feito na areia, e ali despejava a água do mar; sucessivamente voltava, enchia o copo e o despejava novamente. Curioso, perguntou à criança o que ela pretendia fazer. A criança lhe disse que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho. No que o Santo lhe explicou ser impossível realizar o intento. Aí a criança lhe disse: “É muito mais fácil o oceano todo ser transferido para este buraco, do que compreender-se o mistério da Santíssima Trindade”. E a criança, que era um anjo, desapareceu...
Santo Agostinho concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder assimilar a dimensão de Deus e, por mais que se esforce, jamais poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só o compreenderemos plenamente, na eternidade, quando nos encontrarmos no céu com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos


‘Enviai vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra'. (Ps. 103, 30)


Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu- lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem" (At.2, 1-4).

Preparação:

Nosso Senhor havia preparado durante três anos os 12 Apóstolos e os discípulos, para a grande missão de difundir o Evangelho pelo mundo. Imaginemos o maior dos professores, o mais ilustre e mais sábio, que a história possa ter conhecido, não se compararia com Nosso Senhor, pois, Ele além de ser o maior dos mestres, é acima de tudo Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Verbo de Deus encarnado, o Homem-Deus, portanto, é a própria Sabedoria Encarnada.

O Divino Mestre tinha-lhes dado a doutrina, o poder de perdoar os pecados, o poder de fazer milagres, enfim, todos os elementos para começar a desempenhar a missão; mas, tinham medo, pois se sentiam insuficientes (eram apenas 12 em relação ao mundo inteiro), para a grande obra. Tendo medo, esperavam um auxílio especial que havia sido prometido pelo próprio Mestre - ‘Era necessário que Ele fosse para que viesse o Espírito' - Era o Espírito Santo que descendo sobre suas pessoas, daria as forças necessárias para cumprir a sua missão.

Eles estavam recolhidos no Cenáculo em oração, juntos com Maria, a Mãe de Jesus. Eles esperam o Consolador; Aquele que traria os dons e a força necessária para executarem a imensa obra que tinham diante de si.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ascensão e Pentecostes: o que é isso?


No domingo que vem celebraremos a Ascensão de Jesus ao céu, ou seja, a Sua "subida" ao céu. Logo no domingo seguinte, celebraremos a vinda do Espírito Santo, ou seja, a "descida" do Espírito Santo sobre os Apóstolos e sobre a Virgem Maria, que estavam reunidos no Cenáculo (uma sala onde eles estavam reunidos em oração.


ascensao pentecostes espirito santo nossa senhora jesus dons


Leia abaixo o texto explicativo:
"Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.
A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16).
No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, "como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.
Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos.
Podemos notar a importância de Pentecostes nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos". O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhe garante a vida e a eficácia da missão.
Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente.
O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.
(fonte: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=1844).

quinta-feira, 17 de maio de 2012

“Vinde, ó Deus santificador, eterno e omnipotente”


Sê alma de Eucaristia! – Se o centro dos teus pensamentos e esperanças está no Sacrário, filho, que abundantes os frutos de santidade e de apostolado! 

Falava de corrente trinitária de amor pelos homens. E onde poderá alguém aperceber-se melhor dela do que na Missa? Toda a Trindade actua no santo sacrifício do altar. Por isso agrada-me tanto repetir na colecta, na secreta e na oração depois da comunhão aquelas palavras finais: Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, – dirigimo-nos ao Pai – , que conVosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, Deus por todos os séculos dos séculos. Ámen. Na Santa Missa, a oração ao Pai é constante. O sacerdote é um representante do Sacerdote eterno, Jesus Cristo, que é ao mesmo tempo a Vítima. E a acção do Espírito Santo não é menos inefável nem menos certa. Pela virtude do Espírito Santo, escreve S. João Damasceno, dá-se a conversão do pão no Corpo de Cristo
Esta acção do Espírito Santo exprime-se claramente, quando o sacerdote invoca a bênção divina sobre a oferenda: Vinde, ó Deus santificador, eterno e omnipotente, e abençoai este sacrifício preparado para o vosso santo nome, o holocausto que dará ao Nome santíssimo de Deus a glória que lhe é devida. A santificação, que imploramos, é atribuída ao Paráclito, que o Pai e o Filho nos enviam. Reconhecemos também essa presença activa do Espírito Santo no sacrifício quando dizemos, pouco antes da comunhão: Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, que, por vontade do Pai, com a cooperação do Espírito Santo, com a vossa morte destes a vida ao mundo....  
S. Josemaria Escrivá.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Capacidade de viver

Mensagem de Felicidade

A alegria tonifica o espírito. 
A dor o enaltece. 

A alegria forma o caráter; 
a dor, a vontade. 

A alegria impulsiona em direção ao sentimento; 
a dor, rumo ao universo, para o verdadeiro amor. 

A alegria harmoniza a nossa capacidade de viver; 
a dor aperfeiçoa a nossa capacidade de superação.

Ambos são essenciais para a nossa evolução. 





(Santo Agostinho )


domingo, 6 de maio de 2012

sábado, 5 de maio de 2012

Será que Deus me ama?




A resposta está na Bíblia, a Palavra de Deus:


“Amei-te com um amor eterno.” - Jeremias 31,3
Deus ama -te, e Ele te ama com um amor que tu nem sequer conheces, porque não há amor humano comparável ao amor divino. Deus ama-te. E quer perdoar-te. Ele quer ter comunhão contigo.
"Deus é amor"… - 1 João 4,16
Não faz nenhuma diferença até onde tentaste fugir de Deus. Ele te ama. O Seu olhar está sobre ti. Ele vê-te. Deus te ama, e a Bíblia diz que Deus enviou o Seu Filho do Céu a esta terra para ti. Jesus Cristo veio a esta terra para levar os teus pecados na cruz.
“Não me esqueci dos planos que fiz a vosso respeito, diz o Senhor, planos de bem e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.”- Jeremias 29,11
Deus nos criou à sua imagem - e tu, como pessoa, és importante para Deus.
"E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados." - Lucas 12,7
Quem é Jesus - e o que é que a Sua vida, morte e ressurreição significam para mim?
Jesus disse-lhe: Sou eu o caminho. Sim, e a verdade e a vida. Ninguém pode chegar ao Pai sem ser através de mim. - João 14,6
Muitos vivem insatisfeitos, desorientados, à procura, telas em branco à espera que uma imagem de propósito seja pintada em nós.
O que significa tudo isso?
Deus pode realmente mudar minha vida?
Não importa quem tu és ou como viveste a tua vida até este ponto, Deus vai receber-te na Sua família. Ele vai mudar-te e tornar-te completo. Confia nele, como estas e milhões de outras pessoas já fizeram.
Eu sou o Senhor, Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais, para mim? - Jeremias 32,27
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei… - Apocalipse 3,20
O Espírito do Senhor virá sobre ti com poder, e profetizarás no meio deles; sentir-te-ás e atuarás como uma pessoa diferente. - 1 Samuel 10,6

O que devo que fazer para me salvar?

Deus não te quer julgar. Deus não te quer condenar. Ele quer receber-te com misericórdia, com amor, de braços abertos e perdoar todos os teus pecados. Vais vir a Ele? Vais abandonar o teu pecado e prometer viver para Ele?
...Se com a tua boca confessares que Jesus Cristo é o Senhor e no teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Romanos 10,9
Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. Bastava confiarem nele como Salvador. - João 1,12
Trazendo-os para fora, perguntou-lhes, «Meus senhores, que devo fazer para ser salvo?» Eles responderam «Crê no Senhor Jesus e serás salvo...» - Atos 16,30-31
Deus sabe quem tu és, Ele te ama e Ele quer que tu o conheças e o ames.

terça-feira, 1 de maio de 2012

PARABÉNS!!! PADRE DANIEL...


 
Hoje, dia 1 de Maio, celebramos o aniversário natalício do meu querido amigo Padre Daniel, fundador da Associação Resgatando Vidas. Muito me alegro pela sua preciosa vida Sr. Padre Daniel, pois o próprio Deus o sonhou, o criou para ser inteiro D’Ele. É um exemplo de uma pessoa que luta para agradar Jesus, em tudo levando esse amor misericordioso. Peço ao Coração Fiel de Jesus que seja sempre o seu abrigo, e que nossa Senhora, nossa Mãe fiel, sempre o acompanhe na sua vida e missão. 
Feliz Aniversário!!!
Que Deus o abençoe sempre!!

Beijinhos.